CONFERÊNCIAS CONFIRMADAS

La ciudad en plural: más allá de la metrópoli, más acá de la comunidad

Gabriel D. Noel (IDES-USAM/CONICET ) – Argentina

Dia 03 de novembro, às 19 horas pelo canal do elaepci no youtube

Doutor em Ciências Sociais e  pesquisador do CONICET (Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas) e do Instituto de Estudos Sociais Avançados da Universidade de San Martín (IDAES-UNSAM). Suas  pesquisas estão baseadas no Centro de Estudos Sociais e Territoriais, Identidade e Meio Ambiente (CESIA) do IDAES-UNSAM.Trabalhou por mais de uma década em uma agenda de pesquisa envolvendo a construção moral da diferença social - especialmente em assentamentos de pequeno e médio porte - e atualmente está interessado nos problemas teóricos e metodológicos envolvidos no estudo da gestão e resolução de conflitos, e a forma como os recursos e repertórios morais são mobilizados em tais processos.

 

  Alteridades e  arte de rua: diferenças, existências e resistências

Marco Aurélio Paz Tella (PPGA-UFPB) – Brasil

Dia 04 de novembro, às 19 horas pelo canal do elaepci no youtube

Professor  de Antropologia no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnografias Urbanas (Guetu) UFPB/Campus IV, membro do Núcleo e Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/UFPB) e membro fundador da Rede de Estudos sobre Experiências e Ações Juvenis (REAJ).

 

 

Conferência: Sentidos de alteridade na antropologia urbana brasileira

Heitor Frúgoli Junior (PPGA-USP) – Brasil

Dia 05 de novembro, às 19 horas pelo canal do elaepci no youtube

É professor associado (livre-docente) do Departamento de Antropologia da USP (no qual ocupa atualmente a chefia) e coordenador do Grupo de Estudos de Antropologia da Cidade (GEAC/USP, http://geacusp7.wix.com/geac). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Antropologia Social pela USP (1990) e doutorado em Sociologia pela USP (1998), com doutorado 'sanduíche' na University of California, San Diego (UCSD, 1995-1996, com bolsa Capes-Fulbright) e pós-doutorado no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL, 2011, com bolsa Fapesp).  Foi professor titular da Cátedra de Estudos Brasileiros da Universidade de Leiden (fev.-abr./2010) e 'Directeur d'études' da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, jan.-fev./2013).