II ENCONTRO DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE CIDADES E IMAGENS

 

Na segunda edição do Encontro do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Cidades e Imagens, buscamos instigar o debate em torno das alteridades urbanas e suas representações.  Isto porque no atual contexto de crise da democracia e, portanto, da cidadania, as Ciências Sociais e Humanas estão postas diante de um desafio necessário que é, mais do que nunca, compreender as formas de existência e resistência das populações mais vulnerabilizadas, invisibilizadas e eliminadas na urbe contemporânea.

Desta forma, acreditamos que seja necessário colocar no centro do debate o próprio significado de urbano, em relação as alteridades, aos processos de estigmatização e reprodução das desigualdades.  Refletir quais discursos, instituições e atores podem ser destacados nesses processos que hierarquizam e naturalizam um modelo de cidade que tende a se alinhar facilmente com a necropolítica e a ocultar um debate sobre a pluralidade e diversidade.

Acreditando que seja uma reflexão necessária, o II ELAEPCI é adaptado para conectar as pessoas de maneira remota, por meio dos canais disponíveis na rede mundial de computadores,  buscando congregar pesquisadores, docentes e discentes, que percebam o ataque e as invisibilizações que recaem sobre as alteridades existentes nas urbes nos vários recortes possíveis: estudos sobre memória, imagens, violência, estigmatização, habitação e gentrificação, artes urbanas, entre outros.

Como as conferências e mesas redondas serão transmitidas gratuitamente pelo canal do laepci, no youtube, a organização do evento optou por condicionar a emissão de certificados das conferências e das mesas redondas aos de apresentação de trabalho nos Grupos de Trabalho. Ou seja, apenas os inscritos nos GTs terão direito a certificação de participação tanto nos próprios Grupos de Trabalho, quanto nas conferências, mesas redondas e participação em geral. Os conferencistas, palestrantes e coordenadores das atividades estão isentos de pagamento, assim como os monitores e organizadores das comissões.

Assim, é importante destacar que o evento é promovido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Imagens e Cidades (LAEPCI) e que é um grupo institucionalizado no diretório de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) desde janeiro de 2016. A primeira edição ocorreu de forma presencial no Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), localizado na Cidade de Imperatriz-MA. Na ocasião, o tema central tratou de teoria e metodologias imagéticas e contou com a participação de importantes nomes da Antropologia Visual e urbana. Mais informações podem ser obtidas na cobertura produzida no seguinte link: UFMA sedia o I Encontro do Laboratório  de Estudos e Pesquisas sobre Cidades e Imagens

Comissão organizadora 

Jesus Marmanillo Pereira (PPGS-UFMA)

Wellington da Silva Conceição (PPGS-UFMA)

Karina Almeida de Sousa (UFT/PPGS-UFMA)

Maysa Mayara Costa de Oliveira (UFMA)

Equipe executora

Tamires Silva Morais (PPGS-UFMA)
Clayton Marinho dos Santos(PPGS-UFMA)
Rafael de Oliveira Cruz (PPGS-UFMA)
Kaline dos Santos Silva (PPGS-UFMA)
Antônia Eliane Lobo Carneiro (PPGS-UFMA)
Ângelo Gabriel (PPGS-UFMA)
Glenda Almeida Matos Moreira (PPGS-UFMA)
Janeide da Silva Cavalcante (PPGS-UFMA)